Aprender Java
Academia Java Starter
  • Academia Starter UP Academy
  • Inscrições até: 30 de Setembro
  • Horário: Período da tarde
  • Número de participantes: 15
  • Duração da academia: 16 semanas
  • Custo: Gratuito
  • Bolsa: 4 meses (Formação gratuita + 150€/líquidos mês) + 6 meses (2 meses = 429€/líquidos mês + 4 meses = 580€/líquidos mês) + Integração directa no cliente

Inscrições abertas até dia
30 de Setembro de 2018!

INSCRIÇÃO

Introdução

A Academia JAVA é um curso que alia uma componente teórica a uma componente prática com um plano curricular bastante completo. Não são necessárias bases de programação, mas sim bom raciocínio lógico-matemático e conhecimentos de Inglês.

Esta será a 9ª edição do projecto e será a "classified edition” por tratar-se de um projecto com um nível de segurança avançado.

Objectivos

  • Oferecer uma formação teórico-prática avançada, sólida, especializada e atualizada;
  • Desenvolver as competências pessoais essenciais à atividade de programador web e de aplicações Java.

Descrição

Formação de 16 semanas (480 horas), dividida em 4 módulos.

  • 4 semanas de Fundamentos de Programação (120 horas)
  • 4 semanas de Fundamentos de Java (120 horas)
  • 4 semanas de Projectos Práticos (120 horas)
  • 4 semanas de Preparação para Certificação (120 horas)

Esta formação fornece aos participantes um conjunto alargado de conhecimentos técnicos e a experiência prática ajustada à realidade atual do mercado.

Desta forma, ficam preparados e com os conhecimentos necessários para aproveitarem ao máximo o percurso profissional que os espera. Está também associada a Certificação Oficial em JAVA (Java SE 8 Programmer I).
Para entrares neste curso serás submetido a um processo de selecção rigoroso na admissão. Confiamos que conseguirás passar com sucesso!

Quem se pode candidatar?

Todos os que tenham entre 18 e 35 anos, habilitações mínimas ao nível de frequência de Licenciatura, bom raciocínio lógico e matemático, conhecimentos de Inglês e vontade de aprender uma nova tecnologia! Ter disponibilidade para viajar é, também, um aspecto importante.

Metodologia

Inicia com:

  • 4 meses teóricos/práticos em JAVA, com uma bolsa de 150€/líquidos mês.
  • Seguem-se 6 meses remunerados (primeiros 2 meses = 429€/líquidos e 4 meses seguintes = 580€/líquidos), e em cliente com desafios tecnológicos reais e um programa específico de soft skills.
  • Na última etapa, há integração directa no cliente onde serão desenvolvidos projectos reais.

Localização

A formação será lecionada em Lisboa em regime laboral (Período da tarde).

Hard Skills

Programa Curricular – 3 módulos

Módulo I: Fundamentos de Programação (120 horas)

  • Conceitos de páginas de Internet
  • Protocolo HTTP
  • Sintaxe e regras HTML
  • Elementos HTML
  • Sintaxe e Regras CSS
  • Propriedades CSS
  • CSS3 Media Queries3
  • Responsive Web Design
  • Fundamentos de IHM, usabilidade e UX
  • Conceitos básicos de programação
  • Estrutura lógica de uma aplicação
  • Introdução ao JavaScript
  • Variáveis, tipos primitivos de dados e conversões (cast) utilizando Javascript
  • Expressões e operações
  • Regras de precedência, ordens de avaliação
  • Estruturas de decisão
  • Estruturas cíclicas
  • Definir e invocar métodos
  • Modular código usando métodos reutilizáveis
  • Conceitos de collections e Cointainrs
  • JQuery UI
  • Pedidos AJAX (através de JQuery)
  • Paradigma OO, Classes e Objectos
  • Programação Funcional
  • Bases de Dados Relacionais
  • Linguagem SQL

 

Módulo II: Fundamentos de Programação em JAVA (120 horas)

  • Construtores
  • Encapsulamento
  • Access modifiers
  • Classes, interfaces e herança
  • Statics, abstracts e constantes (atributos, métodos e classes)
  • Excepções
  • String e StringBuilder
  • Enums
  • Anotações
  • Overriding e overloading
  • Collections, generics e type erasure
  • Expressões lambda
  • Streams
  • Maven
  • Ferramentas de gestão de versões
  • Testes unitários
  • Introdução ao JEE (relação entre JSE e JEE e a framework Spring)
  • Servidores aplicacionais
  • Estrutura do WAR e do EAR
  • JNDI
  • ORMs e JPA
  • CDI
  • EJB (statefull e stateless)
  • Descritor de uma aplicação web (web.xml)
  • JSF (modelo de desenvolvimento e ciclo de vida)

 

Módulo III: Projectos Práticos JAVA (120 horas)

  • Introdução à metodologia SCRUM - Agile
  • Trabalho em equipa
  • Reporte de Problemas
  • Boas práticas de código
  • TDD - Test-driven development
  • BDD - Behavior-driven development
  • Open-source

Criar projectos de portefólio de desenvolvimento aplicacional utilizando os conhecimentos teóricos e práticos obtidos em pequenas equipas aplicando o método Agile com Scrumdiárioe user stories bem documentadas.

Meetups no Labs Lisboa, CTO days com CTOs de Consultoras de Software e de Startups e Mini Masterclasses/ Workshops.

 

Módulo IV: Certificação JAVA (120 horas)

  • Preparação para a certificação
  • Exame de certificação

 

Soft Skills (100 horas)

  • Compreender as causas e origens dos conflitos;
  • Identificar as vantagens e as desvantagens do conflito;
  • Analisar os conflitos emergentes, estimando os seus prejuízos;
  • Aplicar competências de diálogo, escuta, e comunicação na mediação de conflitos;
  • Conhecer e compreender técnicas para cada tipo de conflito;
  • Prever e prevenir a emergência de conflitos;
  • Estimular a revisão de paradigmas e comportamentos, aprofundar o autoconhecimento, melhorar o desempenho profissional;
  • Potencializar os processos de perceção dos clientes (internos e externos de comunicação, de negociação, de liderança e de relacionamento ético.
  • Identificar os elementos que compõem o sistema comunicacional interpessoal;
  • Demonstrar a importância do processo de comunicação interpessoal em diversoscontextos de mudança e para os sistemas motivacionais;
  • Aplicar princípios de assertividade no processo de comunicação;
  • Desenvolver competências e princípios de escuta-ativa;
  • Especificar estratégias que permitam ultrapassar/gerir as barreiras comunicacionais;
  • Traçar estratégias de ação para ultrapassar as barreiras de comunicação.
  • Compreender as causas e origens dos problemas;
  • Identificar as vantagens e as desvantagens de um problema;
  • Aplicar técnicas e estratégias de resolução de problemas;
  • Conhecer e compreender modelos de resolução de problemas;
  • Prever e prevenir problemas complexos no dia-a-dia;
  • Estimular a revisão de paradigmas e comportamentos, aprofundar o autoconhecimento, melhorar o desempenho profissional.
  • Dotar os participantes com instrumentos e técnicas que permitam o planeamento e a execução de apresentações eficazes;
  • Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais;
  • Desenvolver competências de comunicação verbal e não-verbal;
  • Planear e dinamizar apresentações em público e comunicar com confiança e de forma assertiva;
  • Aprender a otimizar a sua atitude e expressão enquanto orador;
  • Compreender como controlar a assistência, mantê-la motivada e lidar com a sua ansiedade;
  • Capacitar os profissionais a apresentar a mensagem desejada de forma clara, consistente e criativa, otimizando o tempo e facilitando o entendimento do público-alvo;
  • Preparar os participantes para identificar seus pontos fortes e as oportunidades de
    melhoria em termos de exposição em público;
  • Compreender os pressupostos base de uma exposição em público bem-sucedida.
  • Conhecer os conceitos subjacentes à liderança;
  • Identificar diferentes estilos/tipos de liderança;
  • Reconhecer as possíveis abordagens situacionais em contexto organizacional;
  • Analisar o papel/trabalho do líder a partir dos seus contextos e modelos de ação;
  • Perceber quais são as forças de ação num contexto de liderança;
  • Relacionar os conceitos de equipa e grupo;
  • Conhecer todos os estágios do desenvolvimento de uma equipa;
  • Identificar os diversos princípios para a construção de uma Equipa Eficaz.
  • Desenvolver atitudes e comportamentos orientados ao cliente;
  • Efetuar um atendimento com enfoque no cliente;
  • Desenvolver uma atitude pró-ativa na satisfação do cliente;
  • Adotar uma atitude preventiva face a problemas;
  • Operacionalizar práticas que contribuam para uma relação duradoura com o cliente.