Curso Java
Academia Java Starter
  • Academia Starter UP Academy
  • Horário: Período da manhã ou da tarde
  • Número de participantes: 15
  • Duração da academia: 12 semanas
  • Custo: Gratuito
  • Bolsa: 3 meses (Formação gratuita) + 6 a 8 meses (2 meses = 450€/líquidos mês + 4 a 6 meses = 705€/líquidos mês) + Integração directa no cliente

Curso Java - Introdução

A Academia JAVA é um programa de Reskill para quem quer ingressar no mundo das Tecnologias de Informação. Tem um processo de formação e integração, com uma componente teórica/prática e um plano curricular bastante completo. Não são necessárias bases de programação, mas sim bom raciocínio lógico-matemático e conhecimentos de Inglês.

 

Objectivos do Curso Java

  • Oferecer uma formação teórico-prática avançada, sólida, especializada e atualizada;
  • Desenvolver as competências pessoais essenciais à atividade de programador web e de aplicações Java.

Descrição do Curso Java

Formação de 12 semanas (360 horas), dividida em 3 módulos.

  • 4 semanas de Fundamentos de Programação (120 horas)
  • 4 semanas de Fundamentos de Java e Angular (120 horas)
  • 4 semana de Projectos Práticos (120 horas)

Esta formação fornece aos participantes um conjunto alargado de conhecimentos técnicos e a experiência prática ajustada à realidade atual do mercado.

Desta forma, ficam preparados e com os conhecimentos necessários para aproveitarem ao máximo o percurso profissional que os espera.
Para entrares neste curso serás submetido a um processo de selecção rigoroso na admissão. Confiamos que conseguirás passar com sucesso!

Este curso Java tem diversas linguagens para além do Java, como Javascript e Angular. Estas linguagens são as que têm maior procura mundial, como podes ver aqui.

Quem se pode candidatar?

Todos os que tenham mais de 18 anos, habilitações mínimas ao nível de frequência de Licenciatura, bom raciocínio lógico e matemático, conhecimentos de Inglês e vontade de aprender uma nova tecnologia!

Metodologia

Inicia com:

  • 3 meses teóricos/práticos em JAVA, com uma bolsa de 150€/líquidos mês.
  • Seguem-se 6 meses remunerados (primeiros 2 meses = 436€/líquidos e 4 meses seguintes = 600€/líquidos), e em cliente com desafios tecnológicos reais e um programa específico de soft skills.
  • Na última etapa, há integração directa no cliente onde serão desenvolvidos projectos reais.

Localização

A formação será lecionada em regime laboral em live training e posterior integração em Lisboa.

Hard Skills

Programa Curricular – 3 módulos

Módulo I: Fundamentos de Programação (120 horas)

  • Conceitos de páginas de Internet
  • Protocolo HTTP
  • Sintaxe e regras HTML
  • Elementos HTML
  • Sintaxe e Regras CSS
  • Propriedades CSS
  • CSS3 Media Queries3
  • Responsive Web Design
  • Fundamentos de IHM, usabilidade e UX
  • Conceitos básicos de programação
  • Estrutura lógica de uma aplicação
  • Introdução ao JavaScript
  • Variáveis, tipos primitivos de dados e conversões (cast) utilizando Javascript
  • Expressões e operações
  • Regras de precedência, ordens de avaliação
  • Estruturas de decisão
  • Estruturas cíclicas
  • Definir e invocar métodos
  • Modular código usando métodos reutilizáveis
  • Conceitos de collections e Cointainrs
  • JQuery UI
  • Pedidos AJAX (através de JQuery)
  • Paradigma OO, Classes e Objectos
  • Programação Funcional
  • Bases de Dados Relacionais
  • Linguagem SQL

 

Módulo II: Fundamentos de Programação em JAVA (120 horas)

  • Construtores
  • Encapsulamento
  • Access modifiers
  • Classes, interfaces e herança
  • Statics, abstracts e constantes (atributos, métodos e classes)
  • Excepções
  • String e StringBuilder
  • Enums
  • Anotações
  • Overriding e overloading
  • Collections, generics e type erasure
  • Expressões lambda
  • Streams
  • Maven
  • Ferramentas de gestão de versões
  • Testes unitários
  • Introdução ao JEE (relação entre JSE e JEE e a framework Spring)
  • Servidores aplicacionais
  • Estrutura do WAR e do EAR
  • JNDI
  • ORMs e JPA
  • CDI
  • EJB (statefull e stateless)
  • Descritor de uma aplicação web (web.xml)
  • JSF (modelo de desenvolvimento e ciclo de vida)

 

Módulo III: Projectos Práticos JAVA (120 horas)

    • Introdução a Typescript
    • Modules
    • Routing
    • Components
    • Directives
    • Services
    • Forms
    • Http
    • Observables
    • NgRx / Rxjs (Reddux)
    • Docker containers
    • AWS deployment

Realização de pequeno projecto de e-commerce utilizando os fundamentos de Angular 7 bem como conceitos avançados tais como Observables, NgRx.

  • Introdução à metodologia SCRUM - Agile
  • Trabalho em equipa
  • Reporte de Problemas
  • Boas práticas de código
  • TDD - Test-driven development
  • BDD - Behavior-driven development
  • Open-source

Criar projectos de portefólio de desenvolvimento aplicacional utilizando os conhecimentos teóricos e práticos obtidos em pequenas equipas aplicando o método Agile com Scrumdiárioe user stories bem documentadas.

Meetups no Labs Lisboa, CTO days com CTOs de Consultoras de Software e de Startups e Mini Masterclasses/ Workshops.

 

Soft Skills (100 horas)

  • Compreender as causas e origens dos conflitos;
  • Identificar as vantagens e as desvantagens do conflito;
  • Analisar os conflitos emergentes, estimando os seus prejuízos;
  • Aplicar competências de diálogo, escuta, e comunicação na mediação de conflitos;
  • Conhecer e compreender técnicas para cada tipo de conflito;
  • Prever e prevenir a emergência de conflitos;
  • Estimular a revisão de paradigmas e comportamentos, aprofundar o autoconhecimento, melhorar o desempenho profissional;
  • Potencializar os processos de perceção dos clientes (internos e externos de comunicação, de negociação, de liderança e de relacionamento ético.
  • Identificar os elementos que compõem o sistema comunicacional interpessoal;
  • Demonstrar a importância do processo de comunicação interpessoal em diversoscontextos de mudança e para os sistemas motivacionais;
  • Aplicar princípios de assertividade no processo de comunicação;
  • Desenvolver competências e princípios de escuta-ativa;
  • Especificar estratégias que permitam ultrapassar/gerir as barreiras comunicacionais;
  • Traçar estratégias de ação para ultrapassar as barreiras de comunicação.
  • Compreender as causas e origens dos problemas;
  • Identificar as vantagens e as desvantagens de um problema;
  • Aplicar técnicas e estratégias de resolução de problemas;
  • Conhecer e compreender modelos de resolução de problemas;
  • Prever e prevenir problemas complexos no dia-a-dia;
  • Estimular a revisão de paradigmas e comportamentos, aprofundar o autoconhecimento, melhorar o desempenho profissional.
  • Dotar os participantes com instrumentos e técnicas que permitam o planeamento e a execução de apresentações eficazes;
  • Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais;
  • Desenvolver competências de comunicação verbal e não-verbal;
  • Planear e dinamizar apresentações em público e comunicar com confiança e de forma assertiva;
  • Aprender a otimizar a sua atitude e expressão enquanto orador;
  • Compreender como controlar a assistência, mantê-la motivada e lidar com a sua ansiedade;
  • Capacitar os profissionais a apresentar a mensagem desejada de forma clara, consistente e criativa, otimizando o tempo e facilitando o entendimento do público-alvo;
  • Preparar os participantes para identificar seus pontos fortes e as oportunidades de
    melhoria em termos de exposição em público;
  • Compreender os pressupostos base de uma exposição em público bem-sucedida.
  • Conhecer os conceitos subjacentes à liderança;
  • Identificar diferentes estilos/tipos de liderança;
  • Reconhecer as possíveis abordagens situacionais em contexto organizacional;
  • Analisar o papel/trabalho do líder a partir dos seus contextos e modelos de ação;
  • Perceber quais são as forças de ação num contexto de liderança;
  • Relacionar os conceitos de equipa e grupo;
  • Conhecer todos os estágios do desenvolvimento de uma equipa;
  • Identificar os diversos princípios para a construção de uma Equipa Eficaz.
  • Desenvolver atitudes e comportamentos orientados ao cliente;
  • Efetuar um atendimento com enfoque no cliente;
  • Desenvolver uma atitude pró-ativa na satisfação do cliente;
  • Adotar uma atitude preventiva face a problemas;
  • Operacionalizar práticas que contribuam para uma relação duradoura com o cliente.